Graficamente inovadora, para os nossos standards, apresentava um textos leves, acompanhados de imagens a condizer, geralmente das agências estrangeiras e com dupla página central, a cores, já em 1970, com imagens como estas, retiradas do número 46 de 15 de Outubro de 1970.




2 comentários:
O comentário que segue, vem do blog do ié-ié e fica aqui para registo dos dados.
francisco: é para já. O texto que segue foi copiado do blog rapsodias.blogspot.com, em que coloquei umas entradas sobre a Cine -Disco/Mundo Moderno.
No número 5, com capa consegrada aos Beatles, apresentam-se os 10 melhores LP´s de 1968, segundo a classificação do programa de rádio Em Órbita, da autoria de Jorge Gil.
Seis responsáveis do programa escolheram entre 300 gravações do ano e colocaram em primeiro lugar, a canção de Simon & Garfunkel, Mrs. Robinson, seguida de Uknown Soldier dos Doors e the Mighty Queen do Manfred Mann e ainda Tuesday Afternoon dos Moody Blues.
No capítulo dos álbuns, em primeiro vinham os Moody Blues e o LP In searching of the lost chord; a seguir, os Beatles com o branco do mesmo nome. Depois, Donovan e A gift from a flower to a garden e logo depois o LP Bookends de Simon & Garfunkel.
Nas duas páginas centrais, sob uma imagem dos Beatles, uma tradução livre, de Dórdio Guimarães, de uma das canções do grupo: Lady Madona. Vale a pena transcrever.
E já agora, como só faltam mais cinco álbuns (LP), aqui vão eles:
6. Doors- Waiting for the sun
7. Moody Blues- Days of futures passed.
8. Jefferson Airplane- Crown of Creation
9. Cream- Wheels of fire
10. Otis Redding.
A pior gravação do ano? Gary Puckett- Young Girl ( com o recuo do tempo, até não acho nada má).
Já agora, no nº 3 da Cine-Disco, de Janeiro de 69, vinha um Hit Parade. O nacional, alinhava assim:
De mão em mão- António Mourão.
Vamos dormir- Pepe.
Estrangeiros:
1. The fool on the hill- Bobby Gentry.
2. Those were the days- Mary Hopkins.
3. A minute of your time- Tom Jones.
4. Going up the country- Canned Heat ( Woodstock).
7. While my guitar gently weeps.
9.Só vou gostar de quem gosta de mim- Roberto Carlos.
São apontamentos manuais que retirei da colecção de Cine-Disco que existe na biblioteca geral da Universidade de Coimbra.
Very nice indeed :)
Enviar um comentário