31.10.07

O Mundo Moderno- rapsódias

A revista Mundo Moderno, saída em 1968, foi uma lufada de ar fresco na imprensa da época, em plena primavera marcelista.
Graficamente inovadora, para os nossos standards, apresentava um textos leves, acompanhados de imagens a condizer, geralmente das agências estrangeiras e com dupla página central, a cores, já em 1970, com imagens como estas, retiradas do número 46 de 15 de Outubro de 1970.










































2 comentários:

josé disse...

O comentário que segue, vem do blog do ié-ié e fica aqui para registo dos dados.

francisco: é para já. O texto que segue foi copiado do blog rapsodias.blogspot.com, em que coloquei umas entradas sobre a Cine -Disco/Mundo Moderno.

No número 5, com capa consegrada aos Beatles, apresentam-se os 10 melhores LP´s de 1968, segundo a classificação do programa de rádio Em Órbita, da autoria de Jorge Gil.
Seis responsáveis do programa escolheram entre 300 gravações do ano e colocaram em primeiro lugar, a canção de Simon & Garfunkel, Mrs. Robinson, seguida de Uknown Soldier dos Doors e the Mighty Queen do Manfred Mann e ainda Tuesday Afternoon dos Moody Blues.
No capítulo dos álbuns, em primeiro vinham os Moody Blues e o LP In searching of the lost chord; a seguir, os Beatles com o branco do mesmo nome. Depois, Donovan e A gift from a flower to a garden e logo depois o LP Bookends de Simon & Garfunkel.
Nas duas páginas centrais, sob uma imagem dos Beatles, uma tradução livre, de Dórdio Guimarães, de uma das canções do grupo: Lady Madona. Vale a pena transcrever.


E já agora, como só faltam mais cinco álbuns (LP), aqui vão eles:

6. Doors- Waiting for the sun
7. Moody Blues- Days of futures passed.
8. Jefferson Airplane- Crown of Creation
9. Cream- Wheels of fire
10. Otis Redding.

A pior gravação do ano? Gary Puckett- Young Girl ( com o recuo do tempo, até não acho nada má).


Já agora, no nº 3 da Cine-Disco, de Janeiro de 69, vinha um Hit Parade. O nacional, alinhava assim:

De mão em mão- António Mourão.
Vamos dormir- Pepe.

Estrangeiros:

1. The fool on the hill- Bobby Gentry.
2. Those were the days- Mary Hopkins.
3. A minute of your time- Tom Jones.
4. Going up the country- Canned Heat ( Woodstock).
7. While my guitar gently weeps.
9.Só vou gostar de quem gosta de mim- Roberto Carlos.

São apontamentos manuais que retirei da colecção de Cine-Disco que existe na biblioteca geral da Universidade de Coimbra.

Anónimo disse...

Very nice indeed :)